COCONLINE

Prepare-se para os vestibulares mais concorridos!

Tudo sobre os maiores Vestibulares!

PABLO PICASSO NO VESTIBULAR

20 de abril de 2023

Picasso é um dos artistas mais importantes do século XX e frequentemente é abordado em provas de vestibular em disciplinas como História da Arte ou Literatura. Suas obras mais famosas, como "Les Demoiselles d'Avignon", "Guernica" e "O Velho Guitarrista", são exemplos notáveis do movimento cubista e interagem com a história da arte por terem dado início a uma nova forma de arte. Além disso, Picasso também experimentou outros movimentos artísticos, como o surrealismo e o expressionismo, e sua vida pessoal foi marcada por eventos históricos importantes, como a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, o que faz dele uma figura de destaque na história cultural.

No dia 8 de abril deste ano, fez 50 anos que esse notável artista faleceu. O fato de a sua morte completar um número redondo neste ano aumenta a chance de você se deparar com alguma questão envolvendo Picasso. É importante, portanto, ter um conhecimento básico sobre sua obra e a influência na história da arte para se preparar para possíveis questões sobre isso nas provas de vestibular.

Pensando em ajudá-lo, vamos deixar aqui algumas informações relevantes. Confira!

 

Cubismo

 

Cubismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX, principalmente na França, e que, na pintura, caracteriza-se pela representação de objetos e figuras por meio de formas geométricas, como cubos, cilindros e cones. Ele foi uma das principais revoluções artísticas da época, pois quebrou as formas tradicionais de representação e trouxe um novo olhar sobre a arte. Embora a sua manifestação tenha acontecido principalmente nas artes visuais, as suas ideias e seus conceitos também influenciaram a literatura. Textos dessa vertente podem ser identificados pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, ou seja, a escrita não segue uma forma linear e é usada para formar imagens. Um exemplo de cubismo literário é o romance "A La Recherche du Temps Perdu" (Em Busca do Tempo Perdido), de Marcel Proust, que se destaca pela sua estrutura narrativa fragmentada e pela maneira como apresenta múltiplas perspectivas em um mesmo evento.

 

Os principais artistas do movimento cubista foram Pablo Picasso e Georges Braque, que trabalharam juntos em várias obras. O cubismo se divide em duas fases principais: o cubismo analítico, que se caracteriza pela decomposição das formas em seus aspectos fundamentais, e o cubismo sintético, que utiliza colagens e outros materiais para criar formas a partir de elementos diversos. Além disso, esse movimento influenciou outros tantos, como o futurismo, o dadaísmo e o construtivismo.

 

Alguns fatos sobre Pablo Picasso

 

Pablo Picasso nasceu em Málaga, na região da Andaluzia, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Era filho de José Ruiz Blasco, professor de História da Arte e de desenho, apaixonado por pintura, e de Maria Picasso y López.

 

Ainda menino, Picasso mostrou o seu talento para as artes e recebeu o incentivo do pai. Seus primeiros desenhos representavam touradas. Com 14 anos, ingressou na Escola de Belas-Artes de Barcelona. Em 1896, seu pai alugou um estúdio para o filho.

 

Nesse mesmo ano, sua tela Primeira Comunhão foi aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” foi enviado, pelo pai, para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio oficial do pintor. Suas primeiras telas são de arte puramente realista como na obra Primeira Comunhão (1896).

 

 

Em 1897 Pablo Picasso foi admitido na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, em Madri, mas logo rejeitou as formas tradicionais da escola e voltou para Barcelona.

 

Em 1900, Picasso viajou para Paris e se encontrou com um industrial catalão que alugou um estúdio para o artista e o colocou em contato com um negociante de quadros, que realizou a primeira exposição do pintor, no dia 24 de junho de 1901, fazendo grande sucesso (disponível em https://www.ebiografia.com/pablo_picasso/.  Acesso em 19 de abril de 2023).

 

Em seu 90º aniversário, o Museu do Louvre, na França, lançou uma grande exposição sobre Pablo Picasso. Por fim, o artista morreu no dia 8 de abril de 1973, em Mougins, França, aos 91 anos.

Não deixe esse assunto de lado, procure mais informações, tire todas as suas dúvidas e esteja preparado para encontrar questões relacionadas a esse grande artista!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!