COCONLINE

Prepare-se para os vestibulares mais concorridos!

Tudo sobre os maiores Vestibulares!

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A MENTE PARA O VESTIBULAR

14 de abril de 2023

“Você só estuda ou faz alguma coisa?” Com certeza, essa frase parece familiar, não é? A verdade é que a vida de um vestibulando nem sempre é muito fácil. Estudar dá um trabalho danado, quando estamos falando de vestibular e ENEM então... Além disso, ainda existe o fato de que os estudantes estão em uma fase decisiva, precisam escolher o que farão profissionalmente, isso gera uma pressão emocional imensa – sem falar na pressão que pode vir de pessoas próximas, como seus pais! Hoje vamos abordar o aspecto emocional! Separamos algumas dicas para que a sua mente esteja tranquila neste período da vida que envolve (MUITA) responsabilidade e dedicação! Vamos lá?

 

Estudar dá trabalho!

Não se engane, a vida de estudante exige muito. Você precisa estar preparado para uma rotina exaustiva. Em muitos momentos, o esgotamento físico e mental chegará, e você precisa estar preparado. O primeiro passo para trabalhar a sua mente e tirar da sua cabeça que você “só estuda”. Pense e, principalmente, diga que você estuda e isso exige muito!

 

Evite comparações!

Aqui, entra o famoso pensamento: “faça a sua parte”! Não se compare aos seus colegas, pois cada estudante, assim como acontece em todas as áreas da vida, tem uma rotina que dá certo, cada pessoa tem a sua “válvula de escape” etc. O importante é você descobrir o seu caminho. Lembre-se SEMPRE de que ser o melhor da turma não garante a aprovação. O conhecimento é uma parte fundamental, mas, como disse, é uma parte, está longe de ser o todo, entende?

 

Você vai pensar em desistir!

A grande verdade é que esta vontade vai aparecer em alguns dias! O importante é você identificar o que aconteceu para que ela se estabelecesse e tentar resolver. Muitas vezes, o desânimo chega sem avisar – e até sem um motivo. Em momentos assim, a sua mente precisa estar forte, preparada! Aprenda a enxergar coisas boa na sua caminhada, não deixe para ser feliz somente no futuro. Muitas vezes, encontramos pessoas que estão sempre em busca da alegria, da realização: “serei feliz quando passar no vestibular”, “serei feliz quando terminar a faculdade”, “serei feliz em outro emprego”etc. etc. etc. Cuide para não ser alguém “cego” para o presente. Não se feche! Veja as belezas e as alegrias, elas existem em toda a parte. Em uma de suas palestras, Clóvis de Barros, jornalista, filósofo e professor, levou uma grande reflexão: “A gente pode pensar em um conceito de felicidade mais humilde. Felicidade é aquele segundinho da vida que você gostaria de repetir muitas vezes, porque é a vida que valeu”, disse ele.

 

Para finalizar, insisto em dizer: aproveite todos os momentos, inclusive esta fase de vestibulando, afinal ela é uma das etapas da sua vida de adulto, e aprenda a se divertir durante a sua trajetória rumo à aprovação! Você pode tornar a caminhada mais leve, acredite nisso!

 

 

Busque o seu sucesso e seja feliz durante o processo, estamos com você!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!