COCONLINE

Prepare-se para os vestibulares mais concorridos!

Tudo sobre os maiores Vestibulares!

CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DA SEGUNDA FASE DA FUVEST

16 de dezembro de 2022

Sobre a FUVEST

 

Dividido em duas etapas, o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular é considerado o maior do Brasil. A prova da primeira etapa aconteceu no dia 4 de dezembro de 2022 e contou com 90 questões envolvendo conhecimentos gerais.

Nesta edição, 114.432 inscritos disputam as 8.230 vagas oferecidas pela USP. O curso de Medicina, ministrado na capital, é o mais procurado - 118 candidatos por vaga.

 

Esse vestibular possui características bem definidas – e diferentes de provas como o ENEM. Na Fuvest, o estudante encontra questões divididas por disciplinas específicas, já no ENEM, a divisão acontece por áreas do conhecimento.

A prova da Fuvest sofreu modificações ao longo do tempo. André Volpato, professor de Matemática do Nota Máxima, destaca que, hoje, a prova requer uma habilidade interpretativa maior do que no passado. “Apesar de ser uma prova com questões que envolvem bastante a parte de interpretação, ela ainda exige do candidato uma expertise singular, ou seja, um conhecimento específico relacionado a cada área disciplinar. Resumindo: é uma prova completa, conteudista, uma avaliação que exige grande dedicação dos alunos”, destaca o professor André.

 

2ª fase

 

A prova da segunda fase, aplicada em dois dias, é dissertativa, os candidatos, portanto, precisam fazê-la com muita atenção para que a exposição das respostas seja realizada com clareza e objetividade. Fique atento à sua letra, pois uma caligrafia ilegível impossibilitará a correção, prejudicando-o profundamente. Além disso, mantenha sempre o seu foco no enunciado! A duração de cada prova é, no máximo, 4 horas/dia.

No primeiro dia, acontecem as provas de Português e Redação, já no segundo dia, as provas são divididas de acordo com a área de conhecimento específico escolhida pelo candidato no ato da inscrição. Algumas áreas também exigem uma prova de habilidades específicas, é o caso dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música.

As provas da 2ª fase estão agendadas para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023, e as provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de janeiro.

 

Neste ano, sem causar surpresa alguma, o curso de Medicina foi o mais concorrido. Para continuar na disputa por uma vaga, o vestibulando que deseja cursar na capital precisa ter acertado, no mínimo, 81 (das 90) questões da primeira fase. Isso equivale a 90% da prova aplicada no último dia 4 de dezembro. Um número incrivelmente alto, não é verdade?

 

Veja as 5 maiores notas de corte da Fuvest 2023

 

Medicina (São Paulo) – 81 acertos

 

Medicina (Ribeirão Preto) – 79 acertos

 

Medicina (Bauru) – 78 acertos

 

Engenharia Aeronáutica (São Carlos) – 73 acertos

 

Psicologia (São Paulo) – 68 acertos

 

 

Você já conhece o programa “Bom Aluno” do Nota Máxima? Aqui, a sua nota vale uma nota!

 

Use o seu desempenho no ENEM 2021 ou em algum vestibular de 2022 para ganhar uma bolsa de estudo.

Quanto maior a nota, maior o desconto.

Acesse o edital completo neste link, faça a sua inscrição e prepare-se com a equipe que é referência em aprovações!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!