COCONLINE

Prepare-se para os vestibulares mais concorridos!

Tudo sobre os maiores Vestibulares!

VARÍOLA DOS MACACOS: COMO ESSA DOENÇA PODE CAIR NO SEU VESTIBULAR?

02 de setembro de 2022

As provas dos vestibulares de todo o país estão cada vez mais próximas, é importantíssimo que os vestibulandos estejam atentos a tudo que está acontecendo ao nosso redor. Não é novidade para ninguém que questões envolvendo atualidades sempre aparecem nas provas, seja do ENEM ou dos vestibulares do Brasil afora.

 

Pensando nisso, trouxemos um assunto que está em alta nos jornais: a varíola dos macacos! Essa doença não é nova, ela foi descoberta em um macaco em 1958. Em 1970, foi registrada a primeira infecção em ser humano, que aconteceu na República Democrática do Congo.

 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a varíola dos macacos já é uma emergência sanitária global!

 

Essa decisão, que foi anunciada em julho deste ano, mostra como a doença se expandiu, como o número de casos e o potencial risco de disseminação internacional são preocupantes.

 

Já são mais de 1.000 casos no Brasil!!!

 

Para mandar bem nas suas provas, caso elas tragam esse assunto, é importante você estar por dentro das formas de transmissão e dos sintomas. Além disso, vale a pena saber compará-la à outra forma da doença: a varíola humana.

 

Quer entender melhor essa doença? Então, vamos lá!

 

Ela é causada pelo vírus monkeypox e é uma zoonose viral, ou seja, é uma doença que foi transmitida aos humanos a partir de um vírus que circula entre animais.

 

 

Quais as formas de transmissão?

 

A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio de contato próximo com lesões na pele, secreções respiratórias ou por objetos pessoais contaminados, como roupas de cama e de banho.

 

Aqui, vale fazer um contraponto com a doença com a qual travamos uma verdadeira guerra: a Covid-19.

 

No caso da Covid-19, a transmissão acontece mais facilmente. As evidências atuais sugerem que o SARS-CoV-2, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitido principalmente por três modos: contato, gotículas ou por aerossol.

 

De acordo com a OMS, a transmissão da varíola por partículas respiratórias, geralmente, requer contato pessoal prolongado.

 

Sobre os sintomas...

 

Os sintomas mais clássicos associados à varíola dos macacos são:

- febre;

- dor de cabeça e dores no corpo;

- dor nas costas;

- calafrios;

- cansaço;

- feridas na pele (erupções cutâneas);

- gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).

 

 

Ainda de acordo com a OMS, muitos casos em áreas recentemente afetadas não estão apresentando o quadro clínico clássico dessa doença.

 

As características atípicas descritas incluem:

 

- apenas algumas ou mesmo apenas uma única lesão;

- ausência de lesões de pele em alguns casos, com dor anal e sangramento;

- lesões somente na área genital ou no ânus;

- lesões que aparecem em diferentes estágios de desenvolvimento;

- aparecimento de lesões antes do início da febre, mal-estar.

 

"O que temos visto no surto atual são quadros atípicos, muito distintos daquele padrão clássico que conhecíamos", observa a virologista Clarissa Damaso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Os sintomas costumam durar entre 2 e 4 semanas.

 

Varíola Humana x Varíola dos Macacos

 

A principal diferença entre os dois tipos da doença é o nível de infectividade. De acordo com a infectologista Francielly Gastaldi, a varíola humana possui um grau de infectividade maior do que a varíola dos macacos, sendo mais transmissível e provocando sintomas mais graves.

 

Já a varíola dos macacos é mais branda, não apresenta um nível significativo de mortalidade mesmo em pacientes não imunizados.

 

Agora você já ficou por dentro de tudo o que precisa saber sobre a varíola dos macacos para o vestibular!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!