COCONLINE

FUJA DA PROCRASTINAÇÃO NA VOLTA ÀS AULAS!

27 de fevereiro de 2024

A volta às aulas pode ser um momento desafiador para muitos estudantes, principalmente para aqueles que precisam lidar com o sentimento de frustração por não ter conseguido conquistar a aprovação e estar de volta em um cursinho. Esse é o cenário ideal para começar a deixar pequenas tarefas de lado e dar a vez à procrastinação, o que é uma verdadeira contradição, pois o adiamento de tarefas pode – e vai - atrapalhar a sua produtividade e prejudicar o seu desempenho acadêmico!
O fato é que, inegavelmente, em algum momento da vida, isso vai acontecer conosco, mas precisamos estar atentos para que esse problema não vire um hábito, já que os hábitos moldam a nossa personalidade! Segundo o pesquisador e psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton, no Canadá, a procrastinação é um dos maiores problemas educacionais de hoje! Pychlyl explicou, em uma conversa no Youtube, que esse costume afeta tanto a saúde física quanto a saúde mental, porque não se trata apenas de uma questão de tempo, mas de falta de organização e gerenciamento emocional!


Pensando em ajudar os vestibulandos que nos acompanham aqui no blog, separamos algumas dicas para que esse hábito ruim não entre na sua lista de costumes!


1. Organize o seu tempo

Como o estudioso Tim afirmou, uma das principais causas da procrastinação é a falta de organização. Para fugir disso, é importante você criar uma rotina diária, estabelecendo horários fixos para estudar, fazer exercícios e descansar. Utilize uma agenda ou um aplicativo de organização para listar as suas tarefas diárias e semanais, estabelecendo prazos realistas para cada uma delas.

2. Defina metas e objetivos

Ter metas claras e objetivos definidos é essencial para manter o foco e evitar a procrastinação. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, de acordo com seus objetivos acadêmicos. Divida essas metas em tarefas menores e crie um plano de ação para alcançá-las. Ao visualizar o progresso e as conquistas, você se sentirá mais motivado a continuar estudando.

3. Elimine distrações

Identifique as principais distrações que prejudicam os seus estudos e procure eliminá-las. Desligue as notificações do celular, evite acessar redes sociais e mantenha-se longe de ambientes barulhentos. Crie um ambiente de estudo tranquilo e livre de distrações, onde você possa permanecer concentrado nas tarefas.

4. Utilize técnicas de gerenciamento de tempo

Existem diversas técnicas eficientes de gerenciamento de tempo que podem ajudar a combater a procrastinação. Entre as mais conhecidas, destacam-se a técnica Pomodoro e a matriz de Eisenhower. A técnica Pomodoro consiste em dividir o tempo de estudo em intervalos de 25 minutos, seguidos de pausas de 5 minutos. Já a matriz de Eisenhower ajuda a priorizar as tarefas de acordo com sua urgência e importância.

5. Crie um ambiente de estudo agradável

Um ambiente de estudo agradável e organizado pode contribuir significativamente para evitar a procrastinação. Mantenha sua mesa de estudos limpa e organizada, com todos os materiais necessários ao seu alcance. Decore o espaço com elementos que transmitam motivação e inspiração, como quadros, frases e imagens de pessoas que você admira.

6. Estabeleça recompensas

Estabelecer recompensas para si mesmo é uma estratégia eficiente para combater a procrastinação. Após concluir uma tarefa ou alcançar uma meta, permita-se uma pausa para fazer algo de que você goste, como assistir a um episódio da sua série favorita, jogar ou sair para um passeio. Essas recompensas podem funcionar como um incentivo e motivá-lo a manter o foco nos estudos.


“Enquanto desperdiçamos o nosso tempo hesitando e adiando, a vida se dissipa.”
(Sêneca)

Lembre-se de que a procrastinação é algo que pode ser superado com esforço e determinação. Ao aplicar essas dicas em sua rotina de estudos, você estará no caminho certo para fugir dessa armadilha e aproveitar ao máximo a caminhada rumo à realização do seu sonho!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!