COCONLINE

BARBIE: COMO CITAR ESSE FILME NA SUA REDAÇÃO?

26 de julho de 2023

O filme da Barbie estreou no dia 20 de julho nos cinemas, mas, em razão de uma impressionante campanha de marketing, esse longa-metragem já vem chamando a atenção há muitos meses! O foco, muitas vezes, está no visual da boneca mais famosa do mundo, porém há quem vá além e reflita sobre outras questões relevantes que aparecem na trama. Com esse sucesso todo, é bem possível que você, vestibulando, depare-se com alguma temática relacionada ao filme que, ao lado de Oppeneimer, que aborda a invenção da bomba atômica, é considerado a produção mais esperada de 2023.

Citar “Barbie”, então, na sua prova de redação pode ser uma maneira interessante de abordar temas como representatividade de gênero, empoderamento feminino, estereótipos, entre outros. Veja um exemplo: caso o tema envolva a igualdade de gênero, você pode discutir como o filme da Barbie aborda a quebra de estereótipos e a valorização das habilidades femininas em diferentes áreas. Não se esqueça de que, na redação, é fundamental desenvolver uma tese clara e sustentá-la com argumentos sólidos e exemplos específicos. Além disso, é importante fazer referências a teorias ou conceitos relevantes, como o feminismo ou a representatividade na mídia.

Separamos alguns exemplos de temáticas que aparecem no filme e com as quais você pode fazer um link com a sua prova. Confira abaixo!

 

  • Empoderamento feminino
    Protagonista feminina, forte e determinada, alguém que busca os seus sonhos e desafia os estereótipos de gênero. Você pode destacar como isso incentiva as meninas a acreditarem em si mesmas e a perseguirem seus objetivos.
  • Papéis dos gêneros
    Você encontra, no filme, uma crítica à dinâmica tradicional de gênero. Os papéis sociais e a igualdade de gênero são colocados para reflexão.
  • Estereótipos
    Ao longo do tempo, a boneca passou por inúmeras transformações, quebrando estereótipos de gênero, raça e beleza. Isso pode ser usado para debater a importância dessa quebra para que uma sociedade mais inclusiva seja criada.

 

Lembre-se de que o uso do filme da Barbie como recurso na redação deve ser feito de forma consciente e crítica, evitando generalizações. Certifique-se de que a sua análise seja profunda e contextualizada. É muito importante você entender que o fato de essa produção estar no foco da mídia não significa que você deve torná-la o ponto central do seu texto. Utilize essa referência como uma ferramenta criativa para enriquecer os seus argumentos.

Por fim, ressalto que a abordagem de temas em redações pode variar de acordo com as orientações específicas de cada vestibular. É importante que você esteja atento às instruções e adeque a sua argumentação ao contexto proposto.

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!