COCONLINE

ENEM

Tudo sobre o ENEM!

QUANDO SAIRÃO AS NOTAS DO ENEM 2022?

02 de fevereiro de 2023

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem 2022 serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023. Os gabaritos das provas objetivas já saíram no ano passado, no dia 23 de novembro, e você pode acessá-los no Portal do Inep. Como o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como método de correção, mesmo com os gabaritos em mão, ainda não é possível saber quais são as suas notas, já que elas variam de acordo com os acertos e erros em cada prova. É importante lembrar que o resultado, quando for disponibilizado, deverá ser acessado na Página do Participante! Já o espelho da redação, com todos os detalhes de correção, será disponibilizado apenas em abril, junto às notas dos participantes treineiros.

Tive acesso ao meu resultado, e agora?

O ENEM foi criado para avaliar a qualidade da educação brasileira, mas se transformou em uma das principais portas de entrada para o ensino superior aqui no país.

Veja o que você pode fazer com a sua nota do ENEM 2022:

Sistema de Seleção Unificada (SISU) - Seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. O Sisu é totalmente informatizado e abre inscrições duas vezes por ano. Não é preciso pagar nenhum tipo de taxa de inscrição e não há limites de renda ou idade para participar.

Para concorrer, os candidatos precisam ter realizado o exame no ano imediatamente anterior e não ter tirado zera na redação.

Programa Universidade para todos (PROUNI) – É o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior a estudantes brasileiros que ainda não tenham diploma de nível superior.


Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) - O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino. O candidato precisa obter, no ENEM, média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não pode ter zerado a redação.

Vestibulares em faculdades particulares - A maioria das faculdades privadas usa a nota do Enem em seus processos seletivos. As regras dependem de cada instituição.

Depois que a divulgação dos resultados do ENEM 2022 acontecer, as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior serão abertas. Para saber todas as informações sobre esses programas, acesse https://acessounico.mec.gov.br.

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!