COCONLINE

Questões do ENEM 2021 resolvidas!

Confira todas as questões do ENEM 2021 com resolução comentada!

ENEM 2021 - Questão 86

23 de novembro de 2021
TEXTO I  
 
Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade. 
 
Carta de Veneza. 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019. 
 
TEXTO II 
 
Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeco - nômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável. 
 
TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul: Escola Superior do Teologia São Lourenço de Brindes. 1977 (adaptado). 
 
Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s) 

A) ampliação do comércio de imagens sacras. 
B) substituição de materiais de valor artístico. 
C) políticas de conservação de bens culturais. 
D) defesa da privatização de sítios arqueológicos. 
E) medidas de salvaguarda de peças museológicas.

----

RESPOSTA: C

RESOLUÇÃO COMENTADA:

O Texto I afirma que o patrimônio cultural produzido pela humanidade está sendo preservado e transmitido em sua autenticidade para as gerações futuras. O Texto II afirma que o processo acelerado de urbanização e as transformações na sociedade dificultam a preservação do patrimônio cultural, principalmente pelo fato de a legislação não considerar o contexto socioeconômico.

Fonte do post em: COC

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!