Questões do ENEM 2021 resolvidas!

Confira todas as questões do ENEM 2021 com resolução comentada!

ENEM 2021 - Questão 100

30 de novembro de 2021

ENEM - 2021

No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonamos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.

Após uma aula de física, dois colegas estavam sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:

Colega A: "O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!"

Colega B: "Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!"

HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).

O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em que da nessa discussão é o (a)
a) peso dos corpos
b) resistência do ar
c) massa dos corpos.
d) densidade dos corpos.
e) aceleração da gravidade

 

----

RESPOSTA: B

RESOLUÇÃO COMENTADA:

Corpos de materiais e formatos distintos apresentam diferentes resistências do ar. Dessa maneira, a força resultante que atua neles depende, também, da aérodinâmica. Isso explica o fato de a mesma folha cair de maneira diferente nas duas situações. Desse modo, o aspecto físico que explica esse comportamento é a resistência do ar.

Fonte do post em: COC

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Inicie seu teste grátis de 3 dias agora!

Utilize o Nota Máxima no plano Medicina Black por 3 dias!