COCONLINE

Questões do ENEM 2021 resolvidas!

Confira todas as questões do ENEM 2021 com resolução comentada!

ENEM 2021 - Questão 87

23 de novembro de 2021
  Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus, está impressa em todos os aspectos da ordem social, especialmente no jogo político, que nessas sociedades sempre apresenta padrões característicos de ambivalência, cujas raízes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declínio, e o novo, emergente, em expansão. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, apoio para uma orientação política ou para outra que seja exatamente o seu oposto. O padrão ambivalente do processo político, nas sociedades em desenvolvimento, é o que explica um dos seus traços mais salientes, e que consiste na tendência ao adiamento das grandes decisões. Resulta daí que a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos. 
PINTO, L A. C. Sociologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975 (adaptado). 
 
De acordo com a perspectiva apresentada, central no pensamento social brasileiro dos anos 1950 e 1960, o desenvolvimento do país foi marcado por 

A) radicalidade nas agendas de reforma das elites dirigentes. 
B) anomalias na execução dos planos econômicos ortodoxos. 
C) descompassos na construção de quadros institucionais modernos. 
D) ilegitimidade na atuação dos movimentos de representação classista. 
E) vagarosidade na dinâmica de aperfeiçoamento dos programas partidários.

----

RESPOSTA: C

RESOLUÇÃO COMENTADA:

Os anos 1950 e 1960 oferecem continuidade ao processo de industrialização e modernização do Estado e da economia brasileira. Sendo uma modernização conservadora, daí a coexistência citada no texto entre o padrão tradicional, de caráter agroexportador e pautado em práticas coronelísticas, e um padrão modernizador, no qual o Estado incorpora funcionários públicos desvinculados das aristocracias rurais. Do choque entre essas duas esferas, o que se observa é o descompasso na construção dos quadros institucionais modernos.

Fonte do post em: COC

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!