COCONLINE

Questões do ENEM 2021 resolvidas!

Confira todas as questões do ENEM 2021 com resolução comentada!

ENEM 2021 - Questão 21

23 de novembro de 2021

  Não que Pelino fosse químico, longe disso: mas era sábio, era gramático. Ninguém escreviaem Tubiacanga que não levasse bordoada do Capitão Pelino, e mesmo quando se falava em algum homem notável lá no Rio, ele não deixava de dizer: "Não há dúvida" O homem tem talento, mas escreve: 'um outro', 'de resto'..." E contraía os lábios como se tivesse engolido alguma cousa amarga.

  Toda a vila de Tubiacanga acostumou-se a respeitar o solene Pelino, que corrigia e emendava as maiores glórias nacionais. Um sábio...

  Ao entardecer, depois de ler um pouco o Sotero, o Candido de Figueiredo ou o Castro Lopes, e de ter passado mais uma vez a tintura nos cabelos, ovelho mestre-escola saía vagarosamente de casa, muito abotoado no seu paletó de brim mineiro, e encaminhava-se para a botica do Bastos a dar dous dedos de prosa. Conversar é um modo de dizer, porque ea Pelino avaro de palavras, limitando-se tão-somente a ouvir. Quando, porém, dos lábios de alguém escapava a menor incorreção de linguagem, intervinha e emendava. "Eu asseguro, dizia o agente do Correio, que..." Por aí, o mestre-escola intervinha com mansuetude evangélica: "Não diga 'asseguro', Senhor Bernardes; em português é garanto".

  E a conversa continuava depois da emenda, para ser de novo interrompida por uma outra. Por essas e outras, houve muitos palestradores que se afastaram, mas Pelino, indiferente, seguro dos seus deveres, continuava o seu apostolado de vernaculismo.

BARRETO, L. A Nova Califórnia. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2019.

Do ponto de vista linguístico, a defesa da norma-padrão pelo personagem caracteriza-se por

A) contestar o ensino de regras em detrimento do conteúdo das informações.
B) resgatar valores patrióticos relacionados às tradições da língua portuguesa.
C) adotar uma perspectiva complacente em relação aos desvios gramaticais.
D) invalidar os usos da língua pautados pelos preceitos da gramática normativa.
E) desconsiderar diferentes níveis de formalidade nas situações de comunicação.

----

RESPOSTA: E

RESOLUÇÃO COMENTADA:

No texto, o Capitão Pelino corrige variações da língua falada empregada pelos interlocutores, sendo que a oralidade não requer o uso na norma-padrão em uma conversa informal, como nos casos do referido trecho.

Fonte do post em: COC

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!