COCONLINE

Como se preparar para o vestibular: dicas e estratégias

As melhores práticas para ter sucesso nos Vestibulares!

INSCRIÇÕES DO PROJETO “UNIVERSIDADE GRATUITA” TERMINARAM NO DIA 25/10

10 de novembro de 2023

O programa Universidade Gratuita é uma iniciativa que visa proporcionar oportunidades de ensino superior àqueles que enfrentam dificuldades para arcar financeiramente com as mensalidades universitárias. Segundo Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, esse projeto chegou para mudar a história dos estudantes do estado. O período de inscrições deste ano já terminou, é importante, então, ficar atento e se preparar para o próximo ano. Para obter informações atualizadas sobre as datas, fique de olho nos canais oficiais de comunicação do programa, como sites e redes sociais, e, é claro, aqui no nosso blog, pois nós traremos todas as informações para os estudantes que nos acompanham.

Enquanto aguarda o próximo período de inscrições, recomendamos que você já vá organizando a sua documentação e se informando sobre os critérios de elegibilidade do programa. Também é válido pesquisar sobre as instituições de ensino superior que participam do programa e descobrir quais cursos e vagas estão disponíveis para que você possa fazer uma escolha adequada ao seu interesse.

Para conseguir a assistência financeira do Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em uma das instituições universitárias cadastradas no programa e cumprir os critérios estabelecidos, que, de acordo com o site oficial (https://universidadegratuita.sc.gov.br), são:

estar regularmente matriculado em instituições universitárias que aderiram ao programa;
ser, segundo o índice de carência (IC), hipossuficiente;
ser natural do estado de SC ou residir nele há mais de 5 (cinco) anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;
possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina e inferior a 4 salários mínimos para demais cursos.

É importante ressaltar que a inscrição não garante o benefício da assistência financeira do Universidade Gratuita, a classificação dos estudantes será realizada levando em consideração diversos critérios, como renda familiar, valor da mensalidade, despesas relacionadas à moradia e à saúde, entre outros aspectos relevantes. A seleção será realizada pela “Comissão de Seleção” da instituição universitária na qual o estudante está matriculado.


Não deixe de aproveitar essa oportunidade de ingressar no ensino superior de forma gratuita!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!