COCONLINE

Como se preparar para o vestibular: dicas e estratégias

As melhores práticas para ter sucesso nos Vestibulares!

FEBRE MACULOSA NO VESTIBULAR

16 de junho de 2023

Nos últimos dias, vimos muitas notícias sobre a morte de quatro pessoas que estiveram em um evento que aconteceu em Campinas, no estado de São Paulo, e foram vítimas desta doença: a febre maculosa. Segundo o site agenciabrasil.ebc.com.br, “foram contabilizados 703 no Brasil desde 2013, dos quais 623 foram no Sudeste. Até 14 de junho de 2023, o Brasil registrou oito mortes, todas no Sudeste”.

A febre maculosa, assim como outras doenças, pode aparecer na sua prova de Biologia, por exemplo, por isso hoje preparamos um post sobre essa doença.

 

A doença

 

Essa enfermidade é causada por uma bactéria, e a transmissão acontece por meio da picada de um carrapato contaminado. Entre os seus sintomas, podemos citar: febre alta, dores no corpo e manchas na pele, todos facilmente confundidos com outras doenças, como a dengue. Por ser uma doença grave, é muito importante que as pessoas procurem um médico rapidamente. A febre maculosa brasileira é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, e, no Brasil, os carrapatos do gênero Amblyomma, principalmente o carrapato conhecido como carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), são os principais vetores da doença. Esses carrapatos infectam os animais e podem infectar os adultos. A infecção acontece quando há um contato prolongado com o carrapato. É muito importante ressaltar que o carrapato-estrela pode parasitar cães que frequentam áreas de risco. É indispensável, então, inspecionar e realizar o controle parasitário regular do cão que foi exposto a essas áreas.

 

Prevenção

Como prevenção, o que vale é evitar frequentar lugares de alto risco. Caso isso não seja possível, sempre observe o seu corpo para verificar se não há a presença de algum carrapato. A doença começa a se manifestar, em média, sete dias após a infecção, e os seus sintomas, como já dissemos, podem ser facilmente confundidos, levando a um diagnóstico tardio.

 

Diagnóstico

Visto que os sintomas não são específicos dessa doença, o diagnóstico deve ser realizado por meio de exames laboratoriais, como o exame de reações de imunofluorescência indireta, que é o método mais utilizado e caracteriza-se pela análise da presença de anticorpos específicos.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, assim que o médico suspeitar da doença, o tratamento deve ser iniciado, ou seja, antes mesmo de ter acesso ao resultado dos exames, pois o sucesso do tratamento depende diretamente de seu início precoce. Em casos em que a doença não é tratada, a sua letalidade chega a 80%, um número alarmante!

 

Não deixe de seguir as nossas redes sociais para ter acesso a muitos conteúdos interessantes. Na próxima semana, publicaremos um vídeo sobre o tema que abordamos aqui no blog hoje! Fique ligado!

 

Referências: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/febre-maculosa.htm (acessado em 16 de junho de 2023)

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!