COCONLINE

REDAÇÃO

Dicas de como melhorar a sua redação!

Como citar suas séries favoritas em uma redação?

22 de agosto de 2022

Você sabia que uma redação não precisa ser fundamentada apenas em citações de grandes filósofos? Pois é, você tem outras ferramentas argumentativas, e hoje vamos falar sobre o repertório sociocultural.

 

Antes de tudo, é importante ressaltar que usar esse artifício é muito importante, desde que isso aconteça com coerência, já que você será avaliado se possui, de fato, conhecimento em outras áreas para escrever sobre o tema que foi proposto. Em outras palavras: use-o quando houver segurança de que as informações não serão apenas jogadas na sua redação de forma aleatória, você precisa fundamentá-las corretamente.

 

O repertório sociocultural é o conjunto de conhecimentos adquiridos por meio de livros, séries, jornais, filmes, documentários etc. De modo geral, é o conhecimento de mundo, usá-lo será importante para fortalecer o que você está defendendo no texto, pois é o momento em que você mobiliza outras áreas para justificar o seu ponto de vista.

 

Cada vez mais, as séries estão abordando temas importantes e reflexivos, isso pode ajudá-lo na redação ou na argumentação de uma questão discursiva. Ao citá-las, coloque-as entre aspas e, caso se recorde do nome dos personagens e qual plataforma de streaming a série pode ser encontrada, é interessante explicitar.

 

Trouxemos três exemplos de séries que podem ser usadas em uma redação, fique ligado nos temas abordados por elas para que consiga fazer o link entre essas obras e as suas ideias em um texto.

 

Vamos maratonar?

 

  1. Black Mirror

 

Esta série retrata diferentes realidades distópicas em cada episódio e, em todas elas, mostra o uso da tecnologia influenciando ações humanas.

Alguns temas presentes são: a superexposição na internet, o vício em mídias sociais, fim da privacidade etc.

 

       

 

 

  1. Cara Gente Branca

 

"Dear white people" é um seriado baseado no filme de mesmo nome, lançado em 2014. A série relata um grupo de estudantes negros de uma universidade estadunidense, onde a maioria das pessoas são brancas.

 

Obs.: essa é um ensinamento de vida misturado com comédia.

       

 

  1. Anne with an E

 

A trama acontece no fim do século XIX e aborda a história de uma adolescente órfã que vai morar com uma nova família adotiva após 13 anos no sistema de assistência social.

Temas como adoção, bullying, questões LGBT, feminismo e racismo são tratados.

       

 

Esses são apenas alguns exemplos! A partir de agora, quando começar a assistir a uma nova série, preste atenção nos detalhes, na trama, nos conflitos etc.  Assim, na hora de produzir o seu texto, você conseguirá demonstrar um grande domínio sobre o assunto!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!